Página:Cartas e mais peças officiaes dirigidas a Sua Magestade.pdf/38

Wikisource, a biblioteca livre
( 34 )

feiçoando com o seu exemplo a sublime artee de governar, ensinando os Príncipes do mundo a consultar o coração humano , e pesquizar a origem, e a necessidade do Pacto Social.

As Nações da Europa verão com espanto hum prodígio inacreditavel : verão, em hum seculo de corrupção, hum Príncipe educado no centro de huma Corte lisongeira apparecer como hum Anjo Tutelar da liberdade, como hum Protector austero dos direitos do homem.

Sim, Senhor, he V. A. R. o mais seguro Apoio da liberdade civil. Foi V. A. o primeiro a lançar mão dos fundamentos de huma Contitituição liberal, emanados dos sentimentos moraes, da razão natural, e desse instincto, ou necessidade que obriga os homens a unirem-se, a conservarem-se em sociedade: Foi V. A. R. o primeiro a reconhecer os princípios de eterna verdade, de que o Poder dos Principes he huma emanação da Soberania dos Nações ; que os seus interesses estão identificados com a felicidade dos Povos; e que a sua grandeza não póde separar-se da grandeza dos Eustados.

Esta nobre elevação de sentimentos, esta filanthropia, com que V. A. R. procura manter os direitos do homem ; com que trabalha por afastar de entre eslles todo o jugo que não for o das Leis, faz antever hum futuro brilhantíssimo; faz acreditar, que hum segundo Numa, o modelo dos Reis, será quem hum dia enuncie, conformando-se com a vontante geral, e com o interesse dos Povos, as Leis justas, porque elles devem reger-se.

Digue-se, Senhor, acolher a singeleza d'estes sentimentos: se alguma apparencia houver de lisonja, que haja de tocar á Real delicadeza, digne-se V. A. R. de ser indulgente para com huns súbditos, que de todo o coração o amão; que conhecem, que nenhuma vaidade occupa o generoso peito de V. A.; e que a sua gloria he a felicidade dos Povos.

Seja V. A. R. sempre entre os Brazileiros o modelo das virtudes, que elles devem imitar : ao pé de V. A. congreguem-se continuamente os sábios, os beneméritos da Nação: então ver-se-ha quanto prospera á sombra de hum Príncipe virtuoso huma Nação illuminada : então o mundo imparcial