Página:Cartas e mais peças officiaes dirigidas a Sua Magestade.pdf/81

Wikisource, a biblioteca livre
( 5 )

berdade, Eu adoro-a. Fazei por conservar o socego na vossa Província, de quem Me Aparto saudoso. Univos co'Migo, e desta união vireis a conhecer os bens que resultão ao Brasil, e ouvireis a Europa dizer; o Brasil he que he grande, e rico ; e os Brasileiros he que souberão conhecer os seus verdadeiros direitos, e interesses. Quem assim vos Fala Deseja a vossa fortuna, e os que isto contradicerem amão só o vil interesse pessoal, sacrificando-lhe o bem geral. Se Me acreditardes seremos felizes, quando não grandes malles nos ameação. Sirva-nos de exemplo a Bahia. — Príncipe Regente.

Carta de 28 de Abril

MEu Pai e Meu Senhor — Peço a V. M. que mande apresentar esta ás Cortes Geraes para que Ellas saibão, que a opinião Brasileira, e a de todo o homem sensato, que deseja a segurança e integridade da Monarquia he que hajão aqui Cortes Geraes do Brazil, e particulares relativamente ao Reino Unido para fazerem as nossas leis municipaes.

V. M. quando se ausentou deste rico, e fértil paiz recommendou-me no Seu Real Decreto de 22 de Abril do anno p„ p„ que tratasse os Brazileiros como filhos, eu não só os trato como taes, mas tambem como amigos; tratando-os como filhos sou Pai, e tratando-os como amigos sou outro ; assim quaesquer destas duas razoes me obrigão a fazer-lhes as vontades razoaveis, esta ( de quererem Cortes como acima fica dito ) não só he razoavel, mas útil a ambos os hemisferios, e assim ou as Geraes nos concedem de bom grado as nossas Particulares, ou então eu as convoco, a fim de me portar, não só como V. M. me recominendou, mas tambem como tenho buscado, alcançado ser, que he Defensor dos direitos natos de Povos tão livres como os outros, que os querem escravizar.

Se ha igualdade de direitos, e somos irmãos como o proclamarão, concedão ( que não fazem favor antes nos de