Página:Contos Populares Portuguezes colligidos por F. Adolpho Coelho.pdf/105

Wikisource, a biblioteca livre
— 69 —

A bruxa deu um grande estoiro e morreu, e os meninos voltaram para casa de seu pae, e levaram o dinheiro que a bruxa tinha em casa.

(Coimbra.)




XXIX


A BELLA-MENINA

Era um homem; vivia n’uma cidade e trazia navegações no mar, e depois foi elle e deu em decadencia por se lhe perderem as navegações. Elle teve o seu pesar e não podia viver com aquella decencia com que vivia no povoado e tinha umas terrinhas na aldeia e disse-lhes para a mulher e para as filhas: «Não temos remedio senão irmos para as nossas terrinhas; se vivemos com menos decencia que até aqui somos pregoados dos nossos inimigos.»

A mulher e uma filha acceitaram, mas as outras duas filhas começaram a chorar muito. E depois foram. A que tinha ido de sua vontade era a mais nova e chamava-se Bella-menina; cantava muito e era a que cozinhava e ia buscar herva para o gado, de pés descalços; as outras mettiam-se no quarto e não faziam senão chorar. Quando o pae ia para alguma parte, as mais velhas sempre lhe pediam que lhe trouxesse alguma cousa e a mais nova não lhe pedia nada. Vai n’isto veiu-lhe uma carta d’um amigo dizendo que as navegações que vinham ahi, que tiveram noticia e que fosse vel-as.

O homem caminhou mais um creado saber das taes navegações; quando saiu, disseram as suas filhas mais velhas que se as navegações fossem as d’elle lhes levas-