Página:Contos Populares Portuguezes colligidos por F. Adolpho Coelho.pdf/156

Wikisource, a biblioteca livre
— 120 —

dar chamar muitas fadas e alguns sabios para que lhe dissessem a maneira de tornar Pedrito ao que elle era. As fadas disseram a Pedro que só com o sangue d'elle derramado sobre Pedrito o podia tornar em homem. Pedro cortou um dedo para salvar o seu irmão, mas ao mesmo tempo que Pedrito se tornava em homem ia-se Pedro transformando era estatua. Pedrito logo que isto viu foi-se ter com certa feiticeira para que lhe valesse em tal afflicção. A feiticeira disse-lhe então: «Irás a tal sitio onde ha um pateo que tem uma entrada guardada por um leão; tirarás a chave da bocca do leão; entrarás no palacio e verás uma bicha de sete cabeças; então matal-a-has; mas, toma cautela, não a mates pelas cabeças, porque ao passo que lhe cortes uma cabeça logo outra lhe nascerá e isso é muito perigoso para ti; mata-a pelo pescoço, colhe o sangue d'ella e o deitarás por cima da estatua de Pedro e elle voltará á vida.»

Saiu-se Pedrito muito bem d'esta empresa e o premio que ganhou foi casar com uma princeza, irmã de Pedro, sendo muito felizes.

(Coimbra.)




LII


S. JORGE


N'outros tempos havia um homem que era casado mas que não tinha filhos e isto lhe dava motivo de grande desgosto. Tinha elle por costume ir pescar para se distrahir de suas penas. Succedeu que um dia lhe viesse na rede só um peixe e quando lhe ia tocar disse-lhe o peixe: «Não me mates.» O bom homem tornou a deitar