dar chamar muitas fadas e alguns sabios para que lhe dissessem a maneira de tornar Pedrito ao que elle era. As fadas disseram a Pedro que só com o sangue d'elle derramado sobre Pedrito o podia tornar em homem. Pedro cortou um dedo para salvar o seu irmão, mas ao mesmo tempo que Pedrito se tornava em homem ia-se Pedro transformando era estatua. Pedrito logo que isto viu foi-se ter com certa feiticeira para que lhe valesse em tal afflicção. A feiticeira disse-lhe então: «Irás a tal sitio onde ha um pateo que tem uma entrada guardada por um leão; tirarás a chave da bocca do leão; entrarás no palacio e verás uma bicha de sete cabeças; então matal-a-has; mas, toma cautela, não a mates pelas cabeças, porque ao passo que lhe cortes uma cabeça logo outra lhe nascerá e isso é muito perigoso para ti; mata-a pelo pescoço, colhe o sangue d'ella e o deitarás por cima da estatua de Pedro e elle voltará á vida.»
Saiu-se Pedrito muito bem d'esta empresa e o premio que ganhou foi casar com uma princeza, irmã de Pedro, sendo muito felizes.
(Coimbra.)
N'outros tempos havia um homem que era casado mas que não tinha filhos e isto lhe dava motivo de grande desgosto. Tinha elle por costume ir pescar para se distrahir de suas penas. Succedeu que um dia lhe viesse na rede só um peixe e quando lhe ia tocar disse-lhe o peixe: «Não me mates.» O bom homem tornou a deitar