Página:Contos Populares Portuguezes colligidos por F. Adolpho Coelho.pdf/194

Wikisource, a biblioteca livre
— 158 —

encantada ha muito anno; se tu me desencantas ficas rico para a tua vida. Has de estar aqui tres noites, hão de vir ao pé de ti, deitar-te da cama abaixo e dizer-te: «Justiça, quem te trouxe aqui» e arrastar-te pelas casas e dar-te muita pancada; mas tu no fim de cada vez que isso te fizerem vae debaixo d'esta cama; aqui estão tres garrafas, bebe um gota de cada uma que ao outro dia estás são. Se tu ficares estes tres dias, aqui te ficam tres saquinhos de dinheiro; podes gastal-o que em tu dizendo: «Ai de mim que não tenho dinheiro! as bolsas se encherão sempre de novo. O meu pae era viso-rei em terra de mouros.

Ficou o homem tres dias e ao fim dos tres dias em que tudo se passou como a moura dissera elle esperou por almoço que não veiu e vendo que o jantar tambem não vinha resolveu-se a ir embora. Foi-se d'ali andando e pelo caminho comprava terras que dava aos pobres; por fim foi dar á terra de mouros. Comprou uma quinta; n'isto a moura estava para casar. Disse a moura ao pae: «Ó pae será bom chamar aquelle fidalgo que comprou aquella quinta para assistir á boda do casamento».

Convidaram-no e á mesa pediram-lhe que fizesse elle os pratos para os commensaes. Por acaso olhou elle para o dedo da moura e reconheceu o annel que no palacio encantado lhe tinham mudado e d'então em deante sempre que fazia saudes á princesa extendia a mão para o lado d'ella para que visse o annel que elle trazia; logo que ella viu o annel disse:

«Ó meu pae vou dizer uma cousa; todos estes senhores me darão licença; eu perdi as chaves do mostrador e depois mandei fazer umas novas; depois achei as velhas; agora quero que me digam de quaes m'eu hei de servir, se das novas se das velhas.» Respondeu-lhe o pae:

— Minha filha deves-te servir das velhas, pois já as conheces, podes-te servir d'ellas mesmo ás escuras.»