Página:Contos Populares Portuguezes colligidos por F. Adolpho Coelho.pdf/70

Wikisource, a biblioteca livre
— 34 —
XVI


A TORRE DE BABYLONIA

Era uma vez um pescador que tinha tres filhas. Um dia estando elle a tirar a rede do mar achou que ella vinha muito pesada, mas muito admirado ficou ao ver que ella só trazia um enorme peixe. Mais admirado ainda ficou quando ao tocar no peixe este lhe disse: — «Vae-me já buscar a tua filha mais velha, senão nunca mais tornarás a colher peixe e ficarás desgraçado toda a tua vida.»

Foi o pescador muito triste para casa e tendo contado isto á filha, ella aprontou-se logo para ir com o pae, pois não queria que elle ficasse desgraçado. Levou o pescador a filha ao peixe e nos outros dias quando ia pescar sempre lhe apparecia o mesmo peixe pedindo-lhe as outras duas filhas.

O peixe quando se viu de posse das tres raparigas deu grandes riquezas ao pescador e se alguma vez por distracção este deitava a rede ao mar, mais ninguem colhia peixe senão elle.

Passado algum tempo nasceu um filho ao pescador e cresceu e fez-se homem; desde creança que elle ouvira dizer que seu pae tinha vendido tres filhas e por isso estava rico. O rapaz foi ter com o pae e disse-lhe: — «Desde creança que tenho ouvido dizer que tive tres irmãs e que o pae as vendeu a troco d’esta riqueza que possuimos.» Então o pae contou-lhe o que lhe tinha succedido e o rapaz disse que estava decidido a ir procural-as; debalde o pae o retirou do seu intento; elle teimou em ir.

Depois de ter caminhado muito, o acaso deparou-lhe tres rapazes que estavam ás bulhas e elle, mettendo-se