Página:Contos Tradicionaes do Povo Portuguez.pdf/425

Wikisource, a biblioteca livre

tava em caminho) á missa, e entrando esteve-a ouvindo até o cabo, e ainda outras duas, que se começaram.

N'este tempo desejando elrei saber se era já morto, mandou ao pagem da camera (que era aquelle que o havia accusado levantando-lhe o falso testemunho) e lhe disse:

— Vae ao forno a saber se tem já feito o que mandei; foi e dando o recado, arrebataram-no os homens e vivo o metteram no forno. N'este tempo acabando o moço innocente e sem culpa de ouvir as missas, foi dar o recado que elrei lhe tinha dito, se haviam feito o que sua alteza lhes havia mandado, e dizendo elles — que si, se volveu com a resposta a Elrei, o qual vendo e considerando que havia acontecido este negocio ao revés de como elle havia mandado, e tornando-se ao pagem o começou a reprehender, perguntando-lhe d'onde havia estado tanto tempo? Respondeu elle: — Senhor, indo a cumprir o mandado de vossa alteza, tangendo a Missa entrei dentro, e ouvi aquella missa até o cabo, e antes que aquella se acabasse começaram duas, e assi ouvi todas trez até o cabo, porque assi m'o encommendou meu pae e deixou por benção, que todas as missas que visse começar estivesse a ellas até o fim. Então viu elrei por este juizo de Deus as falsidades, e veiu a cahir na conta da verdade e a conhecer a innocencia da santa rainha, e a fidelidade e virtude de criado, e assi lançou a má imaginação que trazia contra a rainha.

(Baculo pastoral, I, 148.)




175. A INGRATIDÃO DOS FILHOS

Certa mulher, déra á sua filha em dote quanto possuia; e depois, assim ella como o genro a desprezavam e lhes aborrecia em casa como carga inutil. Vendo isto a velha: