Página:Contos paraenses (1889).pdf/120

Wikisource, a biblioteca livre
114
MARQUES DE CARVALHO

felicidade se não fosse uma enorme desgraça. Quer dizer, seria um apreciavel penhor da tua ventura por vir, se o objecto da tua paixão fosse qualquer outra mulher, que não a Venancia..... Olha, Thiago, sem procurares inquirir qual o verdadeiro e imperioso motivo que assim me fórça a magoar-te o coração, esquece essa rapariga, deixa de visital-a, ausenta-te de Marajó, vae para a capital, ou para o Rio de Janeiro, ou para qualquer cidade longinqua, onde julgues ser-te facil achares uma mulher a quem possas offerecer a mão....

— Mas porquê, meu pae? interrogou Thiago assombrado, com o coração oppresso debaixo d’uma tristeza incalculavel, sentindo que as palavras do pae minavam-lhe o edificio da felicidade por tantos annos construido com um profundo amor expurgado de malicia.

— Porque assim é necessario, — redarguiu o velho, n’uma vehemencia de gesto e de entonação.

— Pois fique sabendo que, se não explicar satisfactoriamente a causa de similhante opposição, só tomarei as suas palavras como originarias d’uma razão que a edade torna vacillante e digna de piedade! — bradou Thiago já fóra de si, ferido n’essa grande porção de egoismo que todo o homem tem comsigo.

— Ingrato, murmurou o velho, deixando-se