lha. Parte delles se emboscou , os outros subiram um pouco pelo rio cozidos com a ribanceira , para dar mais prompto soccorro áquelles logo que ouvissem os primeiros tiros do ataque , que começou pela manhan contra os primeiros , que sahiram ao campo. Acodiram os da margem do rio aos que começaram a acção , e juntamente trinta Castelhanos em auxilio dos seus , que foram postos em fugida ; mas voltaram immediatamente em maior numero com tres peças na retaguarda ; para as quaes laborarem , se abriram em duas alas ; porém os nosso não lhes dando tempo para segunda descarga , cahiram intrepidamente sobrelles , prizionaram nove , tomaram-lhe as peças , e deixaram quinze mortos no campo sem a menor perda da sua parte.
A vinte e tres do mesmo , quazi á meia noite se disparou um canhão no Passo dos Barros , que fica tres leguas abaixo de Santo Borja , onde foi ouvido , e onde depois chegou um Indio , morador naquella vizinhança , com avizo que os Castelhanos se achavam emboscados no mato do mesmo Passo. Ficou-se o resto da noite sobre as armas.
Pela manhan se pôz em marcha para aquella parte o Capitão Jozé Borges do Canto com a sua companhia , e alguns mais , que compuzeram o numero de cento e dez homens ; e achando o inimigo intrincheirado no mato com as costas para o rio , e não descubrindo modo vantajozo de o atacar , enviou o seus Tenente com trinta homens vestidos de branco á moda dos Indios , para que marchando em grande distancia do inimigo , e tendo ganhado a sua retaguarda , lhe fizessem o maior fogo possivel. Os primeiros tiros foram o sinal para o Capitão investir contra a fortificação , que foi abandonada sem fazer a menor rezistencia , ficando setenta e quatro prizioneiros.