Página:Cypherpunks-manifestos WEB.pdf/50

Wikisource, a biblioteca livre

Contramedida: algo que você faz para impedir um invasor.

Credencial: fatos ou afirmações sobre alguma entidade. Por exemplo, classificações de crédito, passaportes, reputações, status fiscal, registros de seguro, etc. No sistema atual, essas credenciais estão sendo cada vez mais interligadas. Assinaturas cegas podem ser usadas para criar credenciais anônimas.

Credencial anônima: uma credencial que afirma algum direito, privilégio ou fato sem revelar a identidade do titular. Isso é diferente das licenças de dirigir da Califórnia.

Credencial clearinghouse: bancos, agências de crédito, companhias de seguro, departamentos de polícia, etc., que correlacionam registros e decidem o status dos registros.

Credencial negativa: uma credencial que você possui e que não quer que ninguém mais saiba, por exemplo, um pedido de falência. Uma versão formal de uma reputação negativa.

Criptoanálise Diferencial de Shamir-Biham: técnica para criptoanálise do DES (ver mais adiante nesse glossário). Com um ataque de texto plano escolhido (chosen plaintext attack), eles reduziram o número de chaves DES que devem ser testadas de cerca de 2^56 para cerca de 2^47 ou menos. Observe, no entanto, que raramente um invasor pode montar um ataque de texto plano escolhido em sistemas DES.

Criptoanálise: métodos para atacar e quebrar cifras e sistemas criptográficos relacionados. As cifras podem ser quebradas, o tráfego pode ser analisado e as senhas podem ser quebradas. Computadores são naturalmente essenciais.

Criptoanarquia: sistema econômico e político após a implantação de criptografia, e-mails não rastreáveis, pseudônimos digitais, votação criptográfica e dinheiro digital. Um trocadilho com “criptografia”, que significa “hipem”, e como quando Gore Vidal chamou William F. Buckley de “criptista fascista”. Uma solução lógica para o problema do excesso de governo.

48