Página:Cypherpunks-manifestos WEB.pdf/51

Wikisource, a biblioteca livre

Criptografia: Privacidade de mensagens usando cifras e códigos para proteger o sigilo de mensagens. DES é a cifra simétrica mais comum (mesma chave para cifragem e decifragem). RSA é a cifra assimétrica mais comum (chaves diferentes para cifrar e decifrar).

Criptografia de chave pública: o uso de métodos criptográficos modernos para fornecer segurança e autenticação de mensagens. O algoritmo RSA é a forma mais amplamente usada de criptografia de chave pública, embora existam outros sistemas. Uma chave pública pode ser livremente publicada, por exemplo, em diretórios semelhantes à agenda telefônica, enquanto a chave privada correspondente é protegida de perto.

Criptografia probabilística: um esquema de Goldwasser, Micali e Blum que permite múltiplos textos cifrados para o mesmo texto simples, isto é, qualquer texto plano dado pode ter muitos textos cifrados se a cifragem for repetida. Isso protege contra certos tipos de ataques de texto cifrado conhecidos no RSA.

Criptografia Quântica: Bisbilhoteiros mudam o estado quântico do sistema e são detectados. Desenvolvido por Brassard e Bennett, apenas pequenas demonstrações laboratoriais foram feitas.

Criptologia: a ciência e o estudo de escrever, enviar, receber e decifrar mensagens secretas. Inclui autenticação, assinaturas digitais, ocultação de mensagens (esteganografia), criptoanálise e vários outros campos.

Criptosistema de chave pública: o avanço moderno em criptologia, projetado por Diffie e Hellman, com contribuições de vários outros. Usa as funções unidirecionais de interceptação para que a cifração possa ser feita por qualquer pessoa com acesso à “chave pública”, mas a decifração pode ser feita apenas pelo detentor da “chave privada”. Abrange criptografia de chave pública, assinaturas digitais, dinheiro digital e muitos outros protocolos e aplicativos.

Criptosistema de chave secreta: Um sistema que usa a mesma chave para cifrar e decifrar o tráfego em cada extremidade de um link de comunicação. Também chamado de sistema simétrico ou de uma chave. Contraste com o sistema criptográfico de chave pública.

50