Página:Cypherpunks-manifestos WEB.pdf/52

Wikisource, a biblioteca livre

Cyphertext (texto cifrado): o texto, é claro, depois de ter sido cifrado.

DES: “Data Encryption Standard” ou Padrão de Criptografia de Dados, proposto em 1977 pelo National Bureau of Standards (agora NIST), com assistência da National Security Agency (NSA). Com base na cifra “Lucifer” desenvolvida por Horst Feistel na IBM, o DES é um sistema criptográfico de chave secreta com ciclos e blocos de dados de 64 bits por meio de várias permutações com uma chave de 56 bits controlando o roteamento. “Difusão” e “confusão” são combinados para formar uma cifra que ainda não sofreu criptoanálise (veja “DES, Segurança de”. O DES está em uso para transferências interbancárias, como uma codificação dentro de vários sistemas baseados em RSA, e está disponível para PCs.

DES, Segurança de: muitos especularam que a NSA colocou um backdoor (ou porta dos fundos) no DES para permitir a leitura de mensagens criptografadas no DES. Isso não foi provado. Sabe-se que o algoritmo original de Lucifer usou uma chave de 128 bits e que esse comprimento de chave foi reduzido para 64 bits (56 bits mais 8 bits de paridade), tornando a busca exaustiva muito mais fácil (até onde se sabe, busca por força bruta não foi feito, embora deva ser viável hoje). Shamir e Bihan usaram uma técnica chamada “criptoanálise diferencial” para reduzir a busca exaustiva necessária para ataques de texto puro escolhidos (mas sem importar para DES ordinários).

Descrição: Seja p e q grandes primos com mais de 100 dígitos. Seja n = pq e encontre algum e tal que e seja relativamente primo para (p = 1) (q - 1). O conjunto de números p, q e e é a chave privada do RSA. O conjunto de números n e e formam a chave pública (lembre-se de saber n não é suficiente para facilmente encontrar p e q ... o problema de fatoração). Uma mensagem M é cifrada através do cálculo do M^e mod n. O proprietário da chave privada pode decifrar a mensagem cifrada explorando os resultados da teoria dos números, da seguinte maneira. Um inteiro d é computado de modo que ed = 1 (mod (p - 1) (q — 1)). Euler provou um teorema que M^(ed) = M mod n e assim M ^ (ed) mod n = M. Isto significa que

31