Página:Cypherpunks-manifestos WEB.pdf/54

Wikisource, a biblioteca livre

de outra forma, viriam de um começo suspenso de mensagens. Também um ramo particular da criptologia que consiste em fazer com que uma forma escrita seja camuflada em outra a fim de mascarar o seu verdadeiro sentido. Enquanto a criptografia oculta o significado da mensagem, a esteganografia oculta a existência da mensagem.

Exponenciação modular: elevando um inteiro para o expoente de outro inteiro, modulo algum inteiro. Para inteiros a, n e m, a^m mod n. Por exemplo, 5^3 mod 100 = 25. A exponenciação modular pode ser feita rapidamente com uma sequência de deslocamentos de bit e aps, e chips de propósito especial foram projetados. Veja também logaritmo discreto.

Fatoração: Alguns números grandes são difíceis de fatorar. É conjecturado que não existem métodos factíveis — isto é, “fáceis”, menos exponenciais em tamanho de número — de factoring. Também é um problema aberto se o RSA pode ser quebrado mais facilmente do que fatorando o módulo (por exemplo, a chave pública pode revelar informações que simplificam o problema). Curiosamente, embora se acredite que a fatoração seja “difícil”, não se sabe que se trata da classe dos problemas difíceis do NP-difícil. O professor Janek inventou um dispositivo de fatoração, mas acredita-se que ele seja fictício.

Função de via única (One-way function): uma função que é fácil calcular em uma direção, mas difícil de computar na direção inversa; por exemplo, exponenciação modular, onde o problema inverso é conhecido como o problema do logaritmo discreto. Compare o caso especial de funções unidirecionais de trapdoor. Um exemplo de operação unidirecional é a multiplicação: é fácil multiplicar dois números primos de 100 dígitos para produzir um número de 200 dígitos, mas é difícil fatorar esse número de 200 dígitos.

Funções de sentido único de trap-door (Trap-door one way functions): funções que são fáceis de calcular tanto na direção para frente quanto na reversa, mas para as quais a revelação de um algoritmo para computar a função na direção certa não fornece informações sobre como calcular a função na direção reversa.

33