Página:Cypherpunks-manifestos WEB.pdf/56

Wikisource, a biblioteca livre

Moeda digital, dinheiro digital: Protocolos para transferência de valor, monetário ou eletronicamente. Dinheiro digital geralmente se refere a sistemas que são anônimos. Sistemas monetários digitais podem ser usados para implementar qualquer quantidade que seja conservada, como pontos, massa, dólares, etc. Existem muitas variações dos sistemas de dinheiro digital, variando de números VISA a moedas digitais assinadas às cegas. Um tópico muito grande para uma única entrada de glossário.

NP-completo: uma grande classe de problemas difíceis. “NP” significa tempo polinomial não determinístico, uma classe de problemas que, em geral, não possuem algoritmos viáveis para sua solução. Um problema é “completo” se qualquer outro problema de NP puder ser reduzido a esse problema Muitos problemas combinatórios e algébricos importantes são NP-completos: o problema do vendedor ambulante, o problema do ciclo hamiltoniano, o problema da palavra e assim por diante.

Números Primos: inteiros sem nenhum outro fator além deles mesmos e 1. O número de primos são ilimitados. Cerca de 1% dos 100 números de dígitos decimais são primos. Como existem cerca de 10^70 partículas no universo, existem cerca de 10^23 números primos de 100 dígitos para cada uma das partículas do universo!

One-time pad (OTP): uma sequência de bits ou símbolos selecionados aleatoriamente que é combinada com uma mensagem de texto simples para produzir o texto cifrado. Essa combinação pode estar alterando algumas letras, bit-a-bit com ou-exclusivo, etc. O destinatário, que também possui uma cópia do one time pad, pode recuperar facilmente o texto simples. Desde que o pad seja usado apenas uma vez e depois destruído, e não esteja disponível para um interceptador, o sistema é perfeitamente seguro, ou seja, é teoricamente seguro. À distribuição de chaves (o bloco) é obviamente uma preocupação prática, mas considere os CD-ROMs.

P ?=? NP: Certamente o mais importante problema não resolvido na teoria da complexidade. Se P = NP, então a criptografia como a conhecemos hoje não existe. Se P = NP, todos os problemas de NP são “fáceis”.

35