Página:Cypherpunks-manifestos WEB.pdf/58

Wikisource, a biblioteca livre

com ou-exclusivo (XOR) entre a mensagem e a chave, enquanto o outro apenas envia a chave em si. À mensagem real deste par de participantes é obtida pela XOR das duas saídas. No entanto, como ninguém além do par conhece a chave original, a mensagem real não pode ser atribuída a nenhum dos participantes.

Protocolo: um procedimento formal para resolver algum problema. A Criptologia moderna é principalmente sobre o estudo de protocolos para muitos problemas, tais como “jogar moedas”, bit commitment (blobs), provas de conhecimento zero, criptógrafos de jantar e assim por diante.

Provas de conhecimento zero (Zero knowledge proofs): provas em que nenhum conhecimento da prova real é transmitido. Ex: Peggy, o Provador, demonstra a Sid, o Cético, que ela está realmente de posse de algum conhecimento sem realmente revelar nada desse conhecimento. Isso é útil para o acesso a computadores, porque bisbilhoteiros ou sysops desonestos não podem roubar o conhecimento dado. Também chamado de provas mínimas de divulgação. Útil para provar a posse de alguma propriedade ou credencial, como idade ou status de votação, sem revelar informações pessoais.

Provas de identidade: provando quem você é, seu nome verdadeiro ou sua identidade digital. Geralmente, a posse da chave certa é prova suficiente (proteja sua chave!). Algum trabalho foi feito em agências de credenciamento “é uma pessoa”, usando o chamado protocolo Fiat-Shamir... pense nisso como uma maneira de emitir passaportes digitais não passíveis de assinatura. À prova física de identidade pode ser feita com métodos de segurança biométrica. Provas de identidade zero conhecimento não revelam nada além do fato de que a identidade é como reivindicada. Isso tem usos óbvios para acesso a computadores, senhas etc.

Provas mínimas de divulgação (Minimum disclosure proofs): outro nome para provas de conhecimento zero, favorecido por Chaum.

Pseudônimo digital: basicamente, uma “identidade cripto”. Uma maneira de os indivíduos configurarem contas com várias organizações sem revelar mais informações do que desejam. Os usuários podem

57