Página:Da Asia de João de Barros e de Diogo de Couto v01.djvu/107

Wikisource, a biblioteca livre

já eftar desfalecido delle, fcm ir mais avante, nem fazer coufa alguma digna deíle lugar, fe tornou pêra o Reyno, onde já achou An;áo Gonçalves, a quem o!nfante aíTi per cutros íerviços, como poios deíle defcubrimento, deo a Alcaidaria mor de Thomar, e huma Commenda, e o fez Efcrivão de fua puridade.

CAPITULO VIL

Da fupplicação, que o!nfante fez ao Papa, e lhe concedeo: e da doação dos quintos, que lhe o!nfante D, Pedro feu irmão regente dejie Reyno deo em nome delP.ey: e do que Antão Gonçalves, e Nuno Triftdo pajfdrayn em a viagem que cada hum fez.

O!nfante como feu principal intento em defcubrir eílas terras era attrahir as barbaras nações ao jugo de Chriíto, e de 11 a gloria, e louvor deftes Reynos, com accref» centamento do patrim.onio Real, fabendo per os cativos que Antão Gonçalves, e Nuno Triftão trouxeram as coufas dos moradores daquellas partes, quiz mandar eíla neva ao Papa Martinho V. que então prendia na!greja, como primícias que a úl eram devidas por ferem obras feitas em louvor de Deos, e açcrefcentamento da Fé de

Chri-