Página:Da Asia de João de Barros e de Diogo de Couto v01.djvu/36

Wikisource, a biblioteca livre
Indice

to: e como havendo doze annos que nelle ſe proſeguia, hum Gileanes paſſou o Cabo Bojador tão temeroſo na opinião das gentes.

36.

CAP. V. Como Infante mandou Afonſo Gonçalves Baldaya ſeu Copeiro por Capitão de hum barinel, e Gilianes, o que paſſou o Cabo Bojador, em ſua barca: e como tornáram ſegunda vez no anno ſeguinte: e da peleja que houveram com huns Alarves dous moços, que ſahíram em terra.

43.

CAP. VI. Como Antão Gonçalves foi fazer matança de lobos marinhos: e das ſahidas que fez em terra per ſi, e com Nuno Triſtão, que depois ſe ajuntou com elle, em que tomáram doze almas: e do mais que paſſou Nuno Triſtão.

48.

CAP. VII. Da ſupplicação, que o Infante fez ao Papa, e lhe concedeo: e da doação dos quintos, que lhe o Infante Dom Pedro ſeu irmão regente deſte Reyno deo em nome delRey: e do que Antão Gonçalves, e Nuno Triſtão paſſáram em a viagem que cada hum fez.

57.

CAP. VIII. Dos louvores, que o povo do Reyno dava ao Infante por eſte deſcubrimento: e como por ſua licença os moradores de Lagos armáram ſeis caravelas: e do que paſſáram neſPta ida.

65.

CAP.