Página:Da Asia de João de Barros e de Diogo de Couto v01.djvu/37

Wikisource, a biblioteca livre
dos Capitulos

CAP. IX. Como Gonçalo de Sintra com outros foi morto na Angra, que ſe ora chama do ſeu nome: e da ida, que Antão Gonçalves fez ao rio do Ouro, e depois Nuno Triſtão, onde tomou huma aldea de Mouros: e como Diniz Fernandes paſſou a terra dos Negros, e deſcubrio o Cabo, a que agora chamamos Verde.

70.

CAP. X. Como Antão Gonçalves per mandado do Infante tornou a buſcar João Fernandes, que ficou per ſua vontade entre os Mouros: e do que paſſou neſta viagem, e aſſi os navios que com elle foram.

75.

CAP. XI. Da viagem, que fez Diniſeanes com as caravelas, que de Lisboa foram, em ſua companhia: e do que fez o Capitão Lançarote com as quatorze caravelas de Lagos de ſua capitanía, em a qual viagem matáram, e cativáram muitos Mouros á cuſta da vida d'alguns noſſos: e como Soeiro do Coſta, tendo-ſe viſto nos mais illuſtres feitos de Heſpanha, neſta ida ſe fez Cavalleiro.

83.

CAP. XII. Como as Ilhas, a que ora chamam Canareas, foram deſcubertas per hum Fidalgo Francez, chamado Monſior João de Betancor: e depois o Infante D. Henrique teve o ſenhorio dellas, e converteo á Fé a maior parte dos ſeus

po-