Página:Da Asia de João de Barros e de Diogo de Couto v01.djvu/98

Wikisource, a biblioteca livre
48
ASIA de João de Barros

quelles Mouros, com deſejo de achar outros paſſou mais adiante té huma ponta, a que ora chamam a Pedra de Galé, nome, que lhe elle então poz, por a ſemelhança que moſtra a quem a vê de longe, no qual lugar achou humas redes de peſcar, que parecia ſer feito o fiado dellas do entrecaſco d’algum páo, como ora vemos o fiado da palma , que ſe faz em Guiné. E porque aquelles eram ſinaes da terra povoada, fez pera aquella coſta algumas ſahidas, ſem achar povoação, nem poder haver o que deſejava levar ao Infante; e ſem mais outro feito, por ter os mantimentos gaſtados, ſe tornou pera o Reyno.

CAPITULO VI.

Como Antão Gonçalves foi fazer matança de lobos marinhos: e das ſahidas que fez em terra per ſi, e com Nuno Triſtão, que depois ſe ajuntou com elle, em que tomáram doze almas: e do mais que paſſou Nuno Triſtão.


TÉ o anno de trinta e nove não achamos couſa notavel, que ſe fizeſſe neſte deſcubrimento, porque em eſte meio tempo faleceo ElRey D. Duarte irmão do Infante D. Henrique, e leixou o Principe Dom Afonſo ſeu ſilho, que reinou em idade de

ſeis