Página:Da França ao Japão (1879).djvu/100

Wikisource, a biblioteca livre
DA FRANÇA AO JAPÃO
77

Conta um viajante que internou-se na Cochinchina, que quando algum habitante é accusado ou suspeitado de ter commettido um crime, é immediatamente sujeito a certas provas; as principaes são a da agua e as dos ovos quebrados.

As dos ovos consistem em os adevinhos tomarem um entre o pollegar e o index e apostropharem: «Se tem crime arrebente»; se o ovo não se quebra o accusado é innocente.

Muitas vezes o ovo arrebenta e a pessoa que é accusada de um crime supposto, apenas responde : «Foi, talvez durante o somno que fiz mal, eu o ignorava.» e se resignão a sua sorte.

Isto basta para que o accusado seja vendido aos Sàos como escravo.

Segundo informa o Padre Tournofond, uma missão foi fundada em 1848 entre estes selvagens, e os missionários tem obtido melhorar a sorte destes infelizes ensinando-lhes a cultivar o fertil solo de seu paiz.

O reino animal da Cochinchina é muito numeroso; encontra-se ahi o elephante, o rhinoceronte, o tigre, o lobo, o javali, o veado, e rebanhos de buffalos selvagens e muitos outros animaes que longo seria descrever.

Ultimamente, a França assignou um tratado de commercio com o rei de Annam, que permitte á todas as bandeiras a navegação do Kong-Kiang, e o commercio com Tong King.

Francisco Garnier não sacrificou sua vida inutilmente e este tratado de commercio é o fructo dos serios trabalhos do explorações a que elle procedeu no Indo-China.

Os productos deste paiz são riquissimos e muito variados.

Entre os metaes encontra-se em abundancia, o ferro, o minerio do estanho, os de zinco, os de cobre, os de arsenico, os de prata e finalmente os de ouro e de mercurio.

Já existem muitas destas minas em exploração; as de cobre são em numero superior a quarenta, e, uma dellas, a de Tang-Tan forneceu em um só anno 15 milhões de kilogrammas de metaes.