Página:Da França ao Japão (1879).djvu/102

Wikisource, a biblioteca livre
DA FRANÇA AO JAPÃO
79

de tornarem-se ricos, mesmo, porque, nos disserão elles, os mandarins encontrarião meio de se apoderarem do fructo dos nossos trabalhos.

Os maridos exercem direito absoluto sobre a mulher exceptuando o de morte, comtudo, ellas entrão na caza do homem voluntariamente; a polygamia é permittida ainda que raros sejão os casos.

As jovens mulheres são inteiramente livres, ninguém póde estranhar sua conducta e nenhuma falta impede-lhes o casamento.

Ainda que um pouco indolentes estes individuos, gostão da lavoura e são sobrios nas suas paixões e nas suas refeições.

Relachados com a limpeza de seos corpos, elles deixão crescer os cabellos, quasi sempre cobertos de vermes, e por estas razões não são raras as molestias de pelle, de que os europeos tanto receião o contagio.

Algumas mulheres são entretanto lindas de rosto e seos membros são bem desenvolvidos, porém o pouco ou nenhum aceio com os seos corpos, as tornão nojentas e despresiveis.

Em outros pontos da Cochinchina, encontrão-se tribus laboriosas, vivendo em sociedade e facilmente susceptiveis de civilisação; são, especialmente, os kambodjianos e os annamitas, os mais intelligentes, mais vigorosos e os de mais alta estatura d'entre elles.

Sahimos de Saigon com bello tempo, porém, apenas sulcamos as aguas do Occeano um vento fresco e um mar agitado vierão emballar-nos no Ava, do que já tão facilmente nos tinhamos desacostumado.

No primeiro dia da nossa viagem, o sol não se mostrou, e as observações barometricas feitas a bordo nos indicarão mudança brusca de tempo. O commandante do Ava, o experiente 1° tenente da marinha franceza Sr. Fleuriais, desde logo conheceo a approximação de um cyclone. Com effeito, no dia seguinte, ás dez horas da manhã, o barometro marcava uma depressão de vinte millimetros de mercurio, o mar começou a engrossar,