Página:Da França ao Japão (1879).djvu/162

Wikisource, a biblioteca livre

CAPITULO IX

 
Progresso do Christianismo no Japão.— As discussôes theologicas entre os bonzos e os missionarios. — Penas e trabalhos por que passou o Apostolo das Indias.— O bonzo Foucarandono.


Ahistoria da Igreja Catholica do Japão, é cheia de feitos heroicos e de numerosos exemplos que muito honrão o caracter dos filhos desse paiz.

Os miraculosos progressos operados, pela palavra de S. Francisco Xavier, só se encontrão comparaveis nos fastos da Igreja primitiva.

E sem desconhecermos o interesse que tomavão pela propaganda da Fé no Japão, os mercadores Portuguezes, sem que fossem levados por legitimo fervor religioso mas por amor a ingrata e caprichosa deosa da fortuna; comtudo, não se póde attribuir o fervor dos primeiros missionarios á sordido interesse, que apagasse o brilho de seus feitos em favor condição primaria para civilisação de um povo.

A coragem e a constância com que os convertidos supportarão os maiores tormentos e ignominias, fallão ainda bem alto em favor d'este povo que merece, pelas qualidades que o ennobrecem, a admiração e o respeito de todas as Nações.