Página:Da França ao Japão (1879).djvu/163

Wikisource, a biblioteca livre
120
DA FRANÇA AO JAPÃO

S. Francisco Xavier chegou ao Japão em 15 de Agosto de 1549, levando em sua companhia, um joven Japonez, que alguns annos antes partira do Japão em companhia de alguns mercadores Portuguezes, e que depois de se instruir sobre os mysterios da Religião Catholica e de receber, nas Indias, as ordens religiosas, voltava a sua patria disposto a auxiliar ao padre Xavier na missão.

O rei, a rainha de Satsouma e um grande numero de fidalgos Japonezes, intrigados pelos boatos que logo correrão sobre as virtudes do Santo Missionario e a conversão de seu compatriota que é mencionado nas chronicas da Igreja com o nome de Paulo de Santa Fé, mandarão buscal-os; e depois de ouvirem e fazerem interpretar as palavras do Santo varão, o rei concedeu-lhe por cartas-patentes, a graça de pregar em todas as terras sob seu dominio, e por ellas autorisava aos seus subditos a abraçarem a nova religião.

Apenas S. Francisco Xavier completou seus conhecimentos sobre a lingua Japoneza de modo a poder d'ella servir se nas predicas, percorreu toda a provincia de Satsouma fazendo proselytos e levantando capellas, ás quaes corria o povo, por zelo ou curiosidade, em prejuizo dos interesses dos bonzos que vião a estima e veneração publicas voltarem-se para os sacerdotes de um novo culto; ao mesmo tempo começavão a faltar-lhes a caridade dos Japonezes e o perigo era extremo para elles. Empregarão logo todos os meios, sem muito escolher, para aniquilar o alto prestigio de que gosavão os Missionários, já accusaudo-os de feitiçaria e do toda sorte de embustes, já ameaçando com a cólera dos deoses a aquelles que assistissem aos officios divinos da nossa religião.

Eis, segundo a chronica Japoneza, a linguagem que elles empregarão em seus protestos ao Rei de Satsouma.

«Porque deixareis a Religião de vossos antepassados para abraçar a de tres miseraveis estrangeiros que vierão procurar pão no nosso paiz? Sereis capaz de expulsar de vossos Estados