Página:Da França ao Japão (1879).djvu/167

Wikisource, a biblioteca livre
124
DA FRANÇA AO JAPÃO

do que se passava, mandou com instancia chamar ao padre Xavier que no dia seguinte ao da sua chegada em Figen fez sua entrada triumphal na capital deste reino onde foi recebido com todos os respeitos e honras que erão devidos á suas virtudes.

Foi necessário que elle cedesse de sua humildade e se prestasse a satisfazer os desejos dos Portuguezes, vestindo uma sotaina de sèda, pozesse uma estola de velludo com franjas de ouro que lhe foi offerecida, e, assim, se dirigisse ao palacio do rei rodeado por numerosos Portuguezes vestidos com magnificos e vistosos estofos e ornados com joias de ouro e de pedras finas. Todos entrarão em ricos barcos em cujos mastros fluctuavão ao vento as côres portuguezas.

Fechava o cortejo alguns musicos portuguezes, que com seus concertos harmoniosos, attrahião os moradores dos lugares por onde passavão, que seguião resolutamente em suas almadias augmentando esta flotilha de paz.

Eis em que ordem chegou o cortejo ao palacio do Rei depois de ter desembarcado na margem opposta do porto Figen d’onde tinhão partido.

Na frente, com a fronte descoberta, tendo na sua direita a vara de ceremonia, Eduardo da Gama rompia a marcha, como escudeiro do Apostolo das Indias e do Japão. Aos lados delle, vião-se cinco portuguezes, os que maior estima gosavão; um levava o cathecismo do missionario; o segundo, a imagem da Virgem, envolvida em damasco de sèda vermelho; o terceiro, uma bengala guarnecida com rico castão de ouro, os dous ultimos levavão magnificos chapeus de sol, semelhantes aos que se trazem nas Indias diante das pessoas de alta distincção. Vinha em seguida numerosa multidão compondo-se de marinheiros, de creados e de grande numero de Japonezes, que corrião para vêr o bonzo Chinchicogin (que em sua língua significa portuguez).

Chegados á palacio, o capitão das guardas, que se achava a testa de quinhentos soldados, introduziu o cortejo em uma grande galeria, onde apenas chegados, os cinco portuguezes se