Página:Da França ao Japão (1879).djvu/168

Wikisource, a biblioteca livre
DA FRANÇA AO JAPÃO
125

ajoelharão diante do Santo padre. Um apresentou-lhe a vára de ouro, outro as alparcas de veludo, dous se collocarão a seus lados, e o ultimo, atraz, sustentava o chapéu de sol; e assim se encaminharão até uma grande sala, onde se achavão reunidos os grandes personagens da Côrte, tendo um delles, ainda joven, assim saudado o padre Xavier:

«É necessário que tenhaes grande coragem, para vir do outro extremo do mundo nos dar a conhecer o verdadeiro Deus sem mais esperanças do que injurias e affrontas. Porém, é tambem de necessidade, que vosso Deus seja bastante poderoso, porque, se te fizestes pobre pelo amor d’elle, elle vos faz honrar pelos ricos.»

Atravessou o cortejo esta sala e entrárão em outra, onde parou, para que o missionário recebesse os comprimentos dos filhos dos principes do Reino que lhe recitarão entusiasticos versos.

Assim atravessarão outras muitas salas antes de chegarem â anticamara do Rei. Apenas entrados, o Rei adiantou-se quatro ou cinco passos para a frente, e, em seguida, inclinou-se tres vezes até o chão, emquanto que o padre se prostou do mesmo modo, e tendo tomado a mão do Rei para beijar, este não o consentiu e o obrigou a assentar-se a seu lado.

Comprehendeu sem demora o Rei de Boungo o homem que tinha na sua presença, e encantado de sua vasta erudição e maneiras humildes, prometteu-lhe conceder todos os favores que elle desejasse, porém, não contava este soberano com o poder dos bonzos de seu paiz, que receiosos da influencia que o padre Xavier exercia sobre o espirito do Rei, forão buscar Faxiondono, um dos mais illustrados ministros de Budha, o qual provocando um escandalo diante do Rei, foi por ordem deste expulso de sua presença, quando exclamava assim. «Que os Deuses lancem do céo um fogo que te devore (dizia ao Rei) e que reduza a cinzas todos os reis que ousarem proceder como tu.»

O Rei vexado com este escandalo, e vendo no ministro de Christo a maior humildade e moderação, e no dos seus idolos a