Página:Da França ao Japão (1879).djvu/172

Wikisource, a biblioteca livre

CAPITULO X

 
Partida de S. Francisco Xavier do Japão. — Conversão do joven Rei de Boungo ao ohristianismo. — Uma embaixada Japoneza enviada ao Papa pelos ohristãos do Japão. — Como forão os embaixadores recebidos em Portugal, na Hespanha e em Roma. — Os Hespanhoes malquistão os portuguezes com o Imperador. — Execução dos martyres do Japão.


São Francisco Xavier deixou o Japão em 1551 para voltar á Gòa, onde antigos compromissos o chamavão, fazendo-se acompanhar por dous proselytos ambos Japonezes; um, de nome Bernardo, foi o primeiro neophyto que elle teve ao chegar á Satsouma; o outro, era um fidalgo da côrte do rei de Boungo, por este enviado ao vice-rei das índias como portador de suas credenciaes e de presentes, que consistião em ricos trabalhos de arte japoneza.

Com a partida do padre Xavier, ficava chefe do christianismo no Japão, o padre Cosme; e foi debaixo de sua direcção, que se viu os fruetos produzidos das sementes lançadas no solo Japonez pelo apostolo das Indias.

A catechese das tribus selvagens das Américas, se desenvolve geralmente pelos cuidados paternaes e pelos exemplos de abnegação dos missionários, que tornão-se, muitas vezes, verda-