Página:Da França ao Japão (1879).djvu/174

Wikisource, a biblioteca livre
DA FRANÇA AO JAPÃO
131

Entretanto, a philosophia destas doutrinas não satisfizerão ao Rei, que comparando com a do christianismo, resolveo receber o baptismo; exemplo que foi seguido por grando numero do fidalgos da sua corte.

A conversão do Rei de Boungo, parecia firmar o estabelecimento da Egreja do Japão, porém, numerosos inimigos querião a sua ruina, e, sem escrupulo, lançavão mão de todos os meios para indispor os missionários com os Reis de Amangouchi, de Boungo e de Arima; em cujas capitaes, se levantárão em poucos mezes, grandes e ricas Egrejas.

Seria longo acompanharmos todas as phases por que passou o christianismo no Japão, o que não comporta os limites deste livro; apenas diremos, que accusados os missionarios como revolucionarios e incendiarios pelos Bonzos, começãrão a ser mal vistos e desconsiderados pelos principaes japonezes, mesmo porque, alguns destes sacerdotes não sujeitavão-se a vida austera e santa como os primeiros missionários.

A primeira victima dos pagãos, foi uma joven escrava japoneza, a quem seu senhor decepara a cabeça, por tel-a encontrado de joelhos a orar no templo catholico.

Feito o primeiro martyr no Japão, a ordem publica alterou-se com a noticia deste facto, e, como o assassino era nobre, o Governo entendeu dever proscrever a religião catholica, o que era pedido com insistencia pela nobreza; e assim, garantir a paz interior e impedir que taes factos se reproduzissem.

Os missionarios forão expulsos de todos os pontos do Japão, menos de Funay, no reino de Boungo, onde encontrarão apoio e protecção; mais tarde, por um edito do Imperador, foi concedido aos missionários habitarem Miako, e ahi prégarem a sua Lei; porém, depois de muitas alternativas de fortunas e de revezes, que durárão mais de cincoenta annos, seguio-se uma das mais sanguinolentas perseguições que registrão os annaes da Egreja.

Durante este tempo, é digno de menção, o facto da em-