Página:Da França ao Japão (1879).djvu/183

Wikisource, a biblioteca livre
140
DA FRANÇA AO JAPÃO

sacrificados sem difficuldade á interesses puramente materiaes e transitorios, porém, que não são a consequencia do progresso realisado nos ultimos seculos, mas o resultado da perigosa propaganda do materialismo, feita sem a necessaria precaução, nas sociedades pouco illustradas e que digerem mal os principios de uma phylosophia, cuja importancia é puramente scientifica e excede aos limites da intelligencia humana.

Não combatemos os principios e os factos isolados, que são confirmados pela observação, porém, por sua natureza, toda moral, todo o homem deve reconhecer a existencia de um Principio creador, diante do qual elle deve parar em sua analyse, e possuido de respeito e gratidão se aproximar pelas suas virtudes, correspondendo assim à excellencia da origem donde elle deriva.

Em 1614, um novo edito Imperial bania todos os christãos japonezes, que não quizessem apostatar, para Tsougará, provincia situada no Norte do Japão.

Inaugurava assim o Imperador, um novo systema de perseguição cansado de derramar o sangue de seus subditos.

Publicado o edito nas ruas e praças de Miako, os christãos em numero de dez mil, todos com suas vestes de gala, se reunirão diante do palacio do Governador da cidade: — vinhão expontaneamente se apresentarem para ser conduzidos ao exilio.

Ainda assim condemnárão á morte os mais influentes e tanto a Egreja de Miako como as de Boungo, Tocate, Fingo e de Arima encherão o seu martyrologio com os nomes de milhares de vidas sacrificadas pela Fé.

Em 18 de Julho de 1625, sob o reinado do cruel Imperador Iyémito, trinta pessoas das mais altas posições, forão por sua ordem, tanto os homens, como mulheres e crianças, queimadas por fogo lento, e em seguida, quando inanimados não poderão mais evocar a piedade do Altissimo deceparão-lhes as cabeças.

Foi então que a perseguição chegou ao seo auge; os reli-