Página:Da França ao Japão (1879).djvu/184

Wikisource, a biblioteca livre
DA FRANÇA AO JAPÃO
141

giosos forão tambem executados, escapando apenas alguns que se esconderão, não com receio da morte, mas para animarem os fieis a permanecer na Fé.

Ainda assim alguns outros missionários desembarcarão no Japão favorecidos pelos disfarces que empregarão, para illudir a vigilancia dos agentes do novo Nero, e entre outros aportou em 1632, o provincial Sebastião Vieira que fôra banido e embarcado por ordem do fallecido Imperador para as Indias em 1614.

Vieira, vestido como marinheiro chim desceo do navio e pisando o solo de Nangasaki beijou a terra e exclamou: — «Hæc requies mea in sæculum sæculi; hic habitabo, quonian elegi eam. Hæc est domus Dei et porta Cœli.» Aqui é o lugar de meo descanso no seculo dos seculos. Eis a minha habitação; por que eu a escolhi: a casa de Deus e a porta do Céo.

Espalhou-se logo em Nangasaki a noticia da chegada de um padre romano, e Unemondo, Governador da cidade, receiando ser accusado de connivencia, mandou pintar sobre telas o retrato do missionario e declarou que receberia quinhentos escudos quem o descobrisse ou conduzisse á sua presença prisioneiro.

O padre Vieira viajava incognito, a pé, e atravez de mil perigos para levar consolação ás pobres cabanas dos christãos japonezes, porém, foi preso em Oosaka o levado por ordem do Imperador Iyémito á sua presença. Ora, segundo uso no Japão, todo culpado que fosse chamado a presença do Imperador era posto immediatamente em liberdade, e como um dos seos ministros lhe lembrasse esta autiga usança, Iyémito ordenou que conduzissem o padre Vieira a prisão, quando este já se achava em uma das salas do Palacio. Dias depois Vieira e mais cinco religiosos forão condemnados a morrer no supplicio do fosso, o que consistia em ligar o condemnado a uma cruz com a cabeça para baixo, plantal-a no centro de um fosso e em seguida cobrir a abertura de modo a impedir que a luz ahi penotrasso. Durante quatro dias, os santos missionarios soffrerão torturas dolorosas; seu sangue se lhes escapava pelos olhos, boca, nariz e ouvidos. Vieira foi no fim deste praso encontrado pelos guardas ainda