Página:Da França ao Japão (1879).djvu/193

Wikisource, a biblioteca livre
146
DA FRANÇA AO JAPÃO

metter alguns daimios rebeldes, este, longe de cumprir o seu dever, aproveitou-se do poder para se collocar a frente do governo. Tal é a origem dos Taikúnos.

Faxiba depois de assim, usurpar o throno julgou necessario aos seos projectos conservar o Mikado com uma potencia espiritual fazendo-o passar como Deos e rodeando-o do maior esplendor e magnificencia; ao mesmo tempo elle instituia o feudalismo que satisfazendo as ambições dos nobres japonezes consolidava o poder do Taikúno, que não perdeu occasião para mostrar publicamente seo respeito e veneração para o Mikado tambem chamado o Imperador Espiritual.

Erão estas as principaes instituições politicas do Japão, quando em 1853 o commodore Perry apresentou-se em Yedo com numerosa esquadra e com instrucções do presidente dos Estados Unidos não só para reclamar a equipagem de um navio mercante que mezes antes tinha naufragado nas costas do Japão, como para fazer sentir ao Governo Japonez a necessidade de uma alliança que impedisse alguma tentativa da parte da Inglaterra sobre o Japão.

O Taikúno Mina-Moto-Yeoski, que recebeu com toda attenção o commodore americano, falleceu repentinamente alguns dias depois de ter assentado as bases de um tratado de commercio, e este facto deu lugar a recriminações dos partidarios do Taikúno, que accusarão ao principe Mito, chefe dos patriotas, de ser causador desta morte.

O commodore Perry esperou, durante um anno, resposta do novo Taikúno, e vendo que nada obteria por meios suasorios, elle declarou que os Estados-Unidos não consentião que no seculo XIX um paiz viva isolado, sem mesmo poder garantir a vida e a propriedade dos estrangeiros que navegão por perto de suas costas. Finalmente chegarão a um accordo, sendo então nomeado consul americano o Sr. Harris, que durante os annos de 1854 a 1858, viveu na pequena ilha de Simoda, sempre animando o partido Taikúnal, para contrahir alliança com o governo de seu paiz com o fim de assignar-se um tratado mais