Página:Da França ao Japão (1879).djvu/194

Wikisource, a biblioteca livre
DA FRANÇA AO JAPÃO
147

ampliado, que melhor garantisse o Japão dos projectos ambiciosos da Inglaterra.

De feito, o Taikúno assignou um segundo tratado, porém, um mez depois, foi assassinado. Começarão então os assassinatos dos europeus por alguns nobres fanaticos. Em menos de seis mezes, contou-se seis victimas destes samurahis que percorrião provincias inteiras para vingar, dizião elles, as leis sagradas, que prohibião a entrada dos barbaros no Imperio.

Em 1858, dado o exemplo pelos Estados Unidos; a França, a Inglaterra, a Russia e algumas outras nações enviarão á corte de Yedo os seus plenipotenciarios encarregados de assignarem tratados de commercio.

Entre outros attentados contra os europeus, praticados pelo partido nacional ou dos patriotas, conta-se o que teve lugar em 1862, nos arrebaldes de Yokohama, e de que forão victimas dous officiaes inglezes, os majores Boldwin e Berd; posteriormente, em 1865, deu-se um outro facto deste genero, porém, acompanhado por circumstancias agravantes.

O principe de Satzouma, um dos mais ferozes daïmios do partido nacional, veio á Yedo prestar homenagem ao seu suzerano. De volta as suas terras, o principe fez-se acompanhar pelos seus soldados em numero superior a setecentos. Reprehendido em Yedo pelo Taikúno, elle não poude conter sua colera e communicou aos officiaes, as severas ordens que lhe forão dadas em nome do Imperador, afim de que se não molestasse os estrangeiros, que por qualquer eventualidade se achassem na sua provincia. Apenas o cortejo sahio da capital, encontrou sobre a estrada o infeliz Lennax Richardson e um de seus amigos tambem subdito inglez e duas damas europeas que andavão a passeio. Possuidos pela colera alguns officiaes atacarão os europeus, ferirão mortalmente á Richardson, e deixarão feridas gravemente sobre a estrada as duas senhoras e o outro cavalleiro.

Este lamentavel acontecimento deu lugar a explicações pouco amistosas entre o ministro inglez e o governo do Tai-