Página:Da França ao Japão (1879).djvu/206

Wikisource, a biblioteca livre
DA FRANÇA AO JAPÃO
155

deiramente enluvados de brim de linho, achando-se separado o polegar dos outros dedos, em cujo espaço passa a corda das sandalias, ou dos altos tamancos; verdadeiros cavaletes de tres a quatro pollegadas de altura, e de que fazem constante uso na estação chuvosa.

As jovens japonezas são lindas e meigas, e salvo os olhos, que são um pouco alongados, podemos comparal-as ás bellas brazileiras de côr morena e porte esbelto. O vestuario das mulheres consiste no classico robe de chambre oriental, em geral, de côr viva, porém sem os complicados bordados dos chins. As pessoas de tratamento usão de vestes ricas e de tons originaes, o que dá elevada idea aos estrangeiros sobre o apurado gosto das damas japonezas. Na cintura, cingem um longo cinto de crepe de seda verde ou escarlate cujas pontas atão em forma de laço. É especialmente o cuidado que dedicão aos cabellos e o modo de penteal-os, que dá verdadeira graça e distinção ás damas japonezas. Os altos penteados, de gosto occidental, são ornados com pequenos enfeites de prata ou ouro, segundo as fortunas, representando um punhal, um sabre, um simples grampo ou todo outro objecto, os quaes atravessão os cabellos mostrando apenas suas extremidades.

A limpeza do corpo é um dos cuidados que mais occupa os japonezes de ambos sexos; e em todas as cidades do Japão, encontrão-se casas banhos, cujas portas se distinguem das outras pelas bandeirolas que ahi fluctuão ao vento. No interior, a agua corre continuadamente em grandes tanques onde, conjuntamente, homens, mulheres e crianças fazem suas abluções no estado em que vivião nossos primeiros paes antes do peccado. Este facto nos dá idéa da simplicidade dos costumes japonezes, e nos autorisa a pôr em duvida que este povo participe do peccado do primeiro homem, pois, os banhistas acotovellão-se dentro destes immensos tanques com mais innocencia do que os cysnes nos lagos artificiaes dos nossos jardins.