Página:Da França ao Japão (1879).djvu/207

Wikisource, a biblioteca livre
156
DA FRANÇA AO JAPÃO

Dias depois da nossa chegada resolvemos visitar a immensa capital tão fallada pelos escriptores que tratão do Japão. Yedo, apenas dista de Nangasaki de alguns kilometros, porém, em 1874, já estava concluida e em trafego uma linha ferrea ligando Yokohama a capital. Assim partimos pela manhã do Yokohama, e duas horas depois entravamos em Yedo.

Á primeira, vista, esta cidade, que segundo dizem conta perto de tres milhões de habitantes, apresenta um aspecto triste e monotono, porém, depois de ter o viajante percorrido as suas ruas principaes, o quarteirão dos antigos Daimios, e os seus templos, reconhece injusta a sua primeira apreciação; tantas curiosidades, tantos usos, que lhe são completamente estranhos, são verdadeiras delicias para um espirito observador e sensivel.

A nossa primeira visita a capital foi em pura perda, tinhamo-nos afastado do nosso programma, queriamos tudo ver e pouco apreciamos; comtudo, vagamos pelas suas intermináveis ruas durante seis longas horas, ora paravamos em frente dos basares, ora entravamos nas casas de banhos, flnalmente, demoramo-nos em uma das mais conhecidas casas de chá, onde, pela primeira vez, apreciamos este rico producto do Japão preparado pelas mãos de bellas japonezas, que apenas contarião quinze ou dezaseis annos de idade.

A casa de chá do Japão não parece-se nem com o café francez nem com a taverna ingleza, comtudo, se ahi não se encontra a infusão de chicoréa nem o clássico roast-beef, o viajante póde saborear o excellente chá e mesmo delicados manjares e outras gulodices, com a vantagem de não ser servido pelo prestimoso garçon que lhe grita aos ouvidos o infallivel versez, fazendo saltar o tampo da cafeteira, ou pelo imperturbavel boy com seus interminaveis yess, e sim por bellas japonezas que sempre sorrindo, levavão vantagem sobre os occidentaes na arte de agradar.

Os tchaa-jias, ou casas de chá, tem uma apparencia fantastica, quando, durante as primeiras horas da noite, se illuminão