Página:Da França ao Japão (1879).djvu/228

Wikisource, a biblioteca livre
DA FRANÇA AO JAPÃO
175

esta especie de jogo de prendas Shirifuri. É algum tanto difficil narrar todos os pormenores do Shirifuri, apenas diremos que as japonezas, ornadas com flores, tendo as costas das mãos coloridas com carmim e vestindo suas mais ricas vestes, dividem-se em dous grupos, e ao mesmo tempo que danção, batem palmas. Alternativamente, ora apresentão a mão fechada, ora voltão a palma para frente, outras vezes ficão com uma das mãos suspensas no ar, emquanto que a outra descansa sobre o quadril; e acompanhão cada um destes accionados com phrases correspondentes, de modo que, se uma dansarina engana-se fazendo um signal com as mãos, que não corresponde á phrase pronunciada, é punida, e como prenda entrega uma peça do seu vestuario.

Recomeção, assim, tantas vezes, complicando as peripecias de mais a mais, de modo que no fim de alguns minutos uma unica fica vencedora entre suas companheiras despojadas de suas vestes. E a que sustenta toda luta, sem mesmo perder sua cinta, é victoriada pelos assistentes, emquanto que as outras com a maior simplicidade se vestem rapidamente e correm a festejar sua companheira.

Nesta festa todos tomão sua parte; os assistentes acompanhão com gargalhada franca todo este complicado jogo; e só quem comprehende a lingua japoneza, é que poderá avaliar o espirito destas phrases, ditas com incrivel vivacidade, e acompanhadas com certos gestos determinados.

Assim reunidas, essas jovens japonezas de 16 a 20 annos de idade, parecem não comprehender a pouca moralidade deste jogo que as obriga a despojarem-se de suas vestes.

Depois do Shirifuri, tivemos uma sessão de physica divertida, dada por dous prestidigitadores, que se achavão em Hiogo de passagem para a populosa cidade de Oosaka. Na falta de theatro naquella cidade, ellas escolherão o tchaa-jias para exhibirem suas pelloticas. Um dos prestidigitadores, era individuo de alguma idade, tendo a parte anterior de sua cabeça raspada e trajava uma larga vestimenta muito folgada em forma de