Página:Da França ao Japão (1879).djvu/235

Wikisource, a biblioteca livre
180
DA FRANÇA AO JAPÃO

Posteriormente, em Paris, apreciamos as boas qualidades do joven irmão destas damas, o qual exerce actualmente um cargo importante na alta administração do Japão. É o actual governador das provincias do norte do Imperio. Depois de seis annos de estudos, findo os quaes, obteve em Paris o diploma de engenheiro civil, e, posteriormente, o mesmo titulo pela escola de Londres, este joven amigo, que apenas conta vinte e seis annos, presta relevantes serviços a seu paiz, que muito necessita de homens intelligentes e liberaes.

Nos esqueciamos de fallar da celebre orchestra de S. M. o Imperador do Japão, que é muito interessante e merece ser mencionada.

Nada conhecemos que nos faça lembrar a harmonia da musica japoneza, a não ser quando ouvimos algumas crianças choramigar ao mesmo tempo.

A orchestra que tocou em Yedo, por occasião da recepção official da nossa commissão, compunha-se de vinte e nove figuras, algumas porém, parece-nos, que apenas fazião numero; tal era o fraco som que desprendia-se de seus instrumentos.

Alguns musicos servem-se de instrumentos frautados, feitos com bambús, outros, de pequenos timbales de cobre, e finalmente muitos tirão agudos e asperos sons de cordas metallicas tendidas sobre pedaços de madeira.

Apezar de não ser do nosso gosto tal harmonia, cumpre dizer que os musicos do Japão recebem uma certa educação, e o seu repertorio musical é escripto em linguagem apropriada, como acontece entre nós.

Consta-nos que no Japão já existem verdadeiras bandas de musica militares, como as que vemos nos outros paizes, e que a orchestra do Imperador é conservada, apenas por patriotismo do governo, que não quer abolir certas usanças tradiccionaes, uma vez que não compliquem a marcha civilisadora que trilha a actual politica japoneza.