Página:Da França ao Japão (1879).djvu/236

Wikisource, a biblioteca livre

CAPITULO XIII

 
Os lutadores do Japão. – Golden Age. – Viagem pelo mar interior. – Um eclipse do Sol. – Pappenberg ou a ilha dos christãos. – A cidade de Nangasaki. – Decimá ou a feitoria hollandeza. – A montanha de Compira. – Um templo tradicional.


Em um dos nossos passeios pelas ruas do Yankiró de Hiogo, fomos attrahidos por um grande numero de japonezes, agglomerados á porta de uma casa.

Resolvemos saber o que era, e como vissemos muitos cabides de armas entre o povo, examinamos furtivamente os nossos revolwers e penetramos na dita casa. Em um pateo interior, um bilheteiro, por meio de signaes, nos fez comprehender que estavamos em um circulo de lutadores; e que dentro de meia hora começaria o espectaculo.

Mediante alguns bous, nos foi permittido o ingresso, e ainda que fossemos o objectivo de todos os olhares, muitos graciosos, e alguns severos e concentrados, especialmente os dos samourais, atravessamos a multidão e tomamos assento no pequeno amphitheatro, no meio do qual devião lutar robustos e vigorosos japonezes, que recebem o tracto dos cavallos de puro sangue.