Página:Da França ao Japão (1879).djvu/237

Wikisource, a biblioteca livre
182
DA FRANÇA AO JAPÃO

Do mesmo modo que se preparão os cavallos de puro sangue em Inglaterra, para as corridas do Derby ou do Golden Cup, tambem no Japão se preparão os lutadores, com a differença, porém, que aquelles bellos animaes são cotejados em varios ensaios, para que seus membros ganhem elasticidade e vigor, e estes, fazem exercicios gymnasticos, isoladamente, e fóra das vistas do publico, para que só elles possão julgar da sua força para o momento decisivo; e como pela vida que passão, poucas occasiões se lhes apresentão para pensarem nas afflicções e contrariedades a que está sujeito o homem do trabalho, elles gozão de excellente saúde, e, em geral, são tão nedios que os seus traços desapparecem debaixo da espessa camada de gordura que cobrem todos os seus membros.

Como usão os homens do povo, os lutadores tambem raspão completamente a parte anterior da cabeça e amarrão as pontas dos curtos cabellos que cobrem o occipital. Na luta, apresentão-se apenas com uma especie de tanga muito curta e fortemente apertada na cintura. Eis como elles procedem nos seus combates:

Os lutadores tirão a sorte de modo a lutarem dois a dois. os braços e apertão-se fortemente, tratando cada um pelo geito ou sorpreza, podendo tambem empregar as pernas, de derrubar um ao outro.

Ao espectaculo, a que assistimos, erão dez os lutadores. O vencedor do primeiro par, bateo a quatro adversarios, porém, foi afinal derrubado pelo quinto, que por sua vez foi vencido pelo ultimo; e erão estes tres os vencedores; elles baterão-se de novo, sendo o ultimo, o invencivel, o que foi victoriado com flores e moedas de prata, porém sahio bastante doente em consequencia, segundo nos disserão, da pequena colheita que lhe rendeu a festa.

É para admirar que estes individuos, extraordinariamente gordos, sejão tão ageis e possão realizar tantos movimentos musculares com certa graça e muita destreza. É principalmente quando derrubão os adversarios, impedindo que seus cor-