Página:Da França ao Japão (1879).djvu/273

Wikisource, a biblioteca livre
210
DA FRANÇA AO JAPÃO

predominantes, finalmente, pela corrupção dos costumes no mundo administrativo, é evidente que os elementos moraes e intellectuaes, que faltão no Estado, devem sahir da propria revolução; – verdadeira distillação que separa as substancias mais ricas, das pobres, inuteis ou prejudiciaes.

No Japão, a distillação de 1868, deu pelo menos este resultado.

O partido degenerado dos daïmios, que tentou vender a patria ao estrangeiro; que, imprudente, acceitou as condições onerosas para seu paiz dos primeiros tratados de commercio, desappareceu pela revolução, apezar dos soccorros que lhe fôrão dispensados pelas nações estrangeiras; e, posteriormente, muitos de seus membros, estimulados pelos exemplos de abnegação e de civismo, que diariamente davão os patriotas, souberão esquecer antigos odios, já acceitando cargos publicos, já prestando seu concurso á grande obra civilisadora, realisada pelas reformas liberaes, unindo-se todos, no interesse commum, para fazer respeitar a autonomia politica de seu paiz.

É que a revolução os regenerára expurgando-os de seus erros e tornando-os aptos para auxiliarem a marcha gloriosa da patria, na senda da liberdade e do progresso.

E tal foi o desenvolvimento que apresentou esse paiz, já nas artes, como nas sciencias, que a Inglaterra receiou temerosa, e desistiu de seus ambiciosos projectos, diante das provas de sympatia que os Estados-Unidos, a França e a Russia dispensarão ao regenerado Imperio do Japão.

As producções japonezas forão, então, procuradas pelos europeus e pelos americanos, e, necessariamente, a industria desse paiz recebeu grande impulso e extensão.

Fabricas importantes de porcellana forão creadas em varios pontos do Imperio; a creação dos bichos de seda apresentou um desenvolvimento espantoso, e, hoje centenares de kilogrammas de ovulos do bombix cynthia são annualmente exportados para a Italia e Sul da França, fornecendo a materia prima ás principaes fabricas de tecido de seda da Europa.