Página:Da França ao Japão (1879).djvu/274

Wikisource, a biblioteca livre
DA FRANÇA AO JAPÃO
211

Importantes officinas de ferro e aço forão estabelecidas em algumas cidades do littoral, e, sem contestação, a metallurgia do aço, no Japão, fornece productos superiores aos das melhores fabricas da Europa.

Muitas minas de carvão de pedra são actualmente exploradas, e ainda que o systema de exploração não seja dos mais economicos, comtudo, em vista o baixo preço do trabalho operario, a venda do mineral, que é de excellente qualidade, cobre as despezas de extracção e de transporte aos mercados, e deixa um lucro de 17% sobre o capital empregado.

O Estado é o primeiro consummidor deste producto que é explorado administrativamente, o que torna independente do estrangeiro a sua marinha de guerra e de commercio, os arsenaes e as demais officinas publicas.

Muitas pequenas fabricas de comestiveis, de perfumarias e de outros objectos, encontrão-se no Japão, e tal tem sido o seu desenvolvimento, que, em Yokohama, existe uma lithographia munida de cinco prensas que estão constantemente empregadas em imprimir os rotulos e as marcas de commercio dos fabricantes europeus.

O Japão póde dispôr, em caso de guerra, de cincoenta mil soldados de terra, que receberão durante quatro annos instrucção militar de um certo numero de officiaes francezes e inglezes, que forão contratados como instructores, com o consentimento dos governos destas duas nações.

O uniforme do exercito japonez é semelhante ao do exercito francez, o seu armamento é moderno, e seus officiaes fazem estudos regulares das tres armas nas escolas militares. Disciplinados como os antigos soldados de Sparta, valentes como estes, os soldados japonezes impõem certo respeito á China que já experimentou o seu valor, por occasião da expedição á Ilha Formoza, realisada com gloria para os japonezes, sendo a China obrigada a acceitar as imposições que lhe forão feitas.

As indemnisações de guerra, avaliadas em alguns milhares