Página:Da França ao Japão (1879).djvu/282

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
DA FRANÇA AO JAPÃO
219

A influencia do clima, muito mais ameno que o das cidades do Sul do Imperio muito concorre para isso. Hong-Kong, Contão e outras cidades do Sul do Imperio, são, durante sete mezes no anno, sujeitas a um clima ardente não só devido a sua posição geographica como aos calidos ventos do Sul que ahi soprão continuadamente. Emquanto que Shangai que é situada na costa oriental da China, acha-se sob a influencia dos ventos da Siberia e em uma latitude bastante elevada.

Visitamos a cidade Chineza, que se acha edificada entre altas muralhas, que devem offerecer grande resistencia, em caso de guerra.

Suas ruas são muito estreitas e immundas, e, durante os dias de chuva, a camada de lama que cobre os passeios, eleva-se a um palmo mais ou menos de espessura.

As casas ou armazens de venda são baixas e muito pouco ventiladas, entretanto, no interior de taes gaiolas, encontrão-se muitas vezes mil objectos d’arte de grande valor artistico.

Logo ao entrar na cidade chineza, pela porta principal, encontra-se em frente, a rua dos Bronzes. Alli, vê-se grandes vasos de um a dois metros de altura, esculpidos com arte e representando os monumentos, os combates e outros feitos, em geral, assumptos da historia da China. Segundo os amadores, os vasos em bronze chinezes, não tem o mesmo valor dos mesmos objectos trabalhados pelos japonezes, que são mais artistas do que seus vizinhos. Do mesmo modo, a porcellana japoneza é muito mais procurada do que a chineza que não prima pelo colorido, nem pela fineza da massa. Entretanto, apezar destes dois povos se acharem em completa opposição quanto aos costumes, usos, lingua, e serem, como foi verificado, de origem muito diversa, a industria da porcellana, do bronze e do charão, acha-se quasi na mesma situação nos dois paizes.

Assim, vimos que os processos da fabricação são os mesmos em ambos os paizes, e que sómente no trabalho artistico e no fabrico da porcellana chamada casca de ovo, os japonezes so-