Página:Da França ao Japão (1879).djvu/283

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
220
DA FRANÇA AO JAPÃO

bresahem aos chins; e quanto a fineza da massa dizem ser divida a melhor qualidade do kaolim do Japão.

Em uma das nossas visitas á cidade da China, visitamos os grandes aquarios de Shangai, onde os chins crião certos peixes que servem de ornamento, pelas suas brilhantes côres e fórmas.

Os mais interessantes, são os peixes tellescopios, que forão transformados pelos creadores chins em perfeitas bolas animadas, que apresentão em certa parte, os olhos e a boca, e na parte que lhe é diametralmente opposta, á cauda. As escamas destes animaes reflectem todas as côres do arco-iris, em alguns, predomina o dourado, emquanto que em outros, a côr prateada. Dizem os chins, que estes peixes apresentavão em outros tempos a fórma ordinaria, porém que, por meio de operações, conseguirão modificar-lhes a fórma, que é hoje obtida pela reproducção. Longe de fenderem as aguas, esses lindos peixinhos rolão sobre si mesmo com certa ligeireza, fazendo brilhar a linda couraça que lhes cobre o corpo.

Uma outra especie interessante de peixinhos, conhecida pelo nome de arco-iris, são criados pelos chins, ainda que sejão originarios do Japão. A sua fórma é alongada, os seus olhos parecem duas opalas, que reflectem sob a agua raíos dourados e prateados, suas escamas fórmão um verdadeiro mosaico que parece formado com saphiras, esmeraldas, rubins, topazios e amatistas, separadas com pequeninas e iguaes perolas.

Comtudo, o mais interessante dos peixinhos chinezes é o macropodo, não, sómente, pelo brilho de suas côres, e originalidade de fórma, como tambem pelo seus habitos de vida.

As escamas do macropodo appresentão listas verticaes de côr amarella, vermelha e azul que se alternão formando côres iriadas até a extremidade da cauda.

Quando se approxima a epocha da femêa pôr, os macropodos fórmão bolhas de ar que introduzem em um liquido viscoso e que torna-se solido, em seguida, forrão o fundo do aquario com esta substancia. Apenas a femea poe, o macho com a

é