Página:Da França ao Japão (1879).djvu/39

Wikisource, a biblioteca livre
30
DA FRANÇA AO JAPÃO

que, hoje, pela inconstancia dos nossos lavradores e falta de progresso industrial, não póde concorrer nos grandes mercados com as producções de outros paizes.

O estudo sobre o importante commercio do Egypto de 1820 aos nossos dias, nos demonstra o desenvolvimento espantoso desta cultura; e em todas as cidades mais commerciaes da Europa, Mehemet-Ali estabeleceo armazens importantes, verdadeiros emporios do algodão egypcio. Segundo alguns economistas, Mehemet-Ali deveo á cultura do algodão os recursos do que dispoz para sustentar as longas e onerosas guerras em que submetteo o Nedj, o Yemen e o Sanaar.

Florescendo sob a direcção de um chefe illustrado, o Egypto parecia lembrar-se de sua antiga importância, porem este progresso não convinha a alguns estados da Europa, e a Turquia instigada, ou comprehendendo com má vontade o desenvolvimento do commercio egypcio, tentou em 1839, conquistar as possessões da Syria que fazião parte dos estados do Vice-Rei.

Os exercitos d’este, baterão completamente os do Sultão, e Ibrahim-Pachá, filho de Méhémet-Ali, expulsou os turcos do solo de sua patria; porém, a intervenção de algumas potencias europeas veio, em nome da civilisação, mudar a sorte das armas egypcias; e de feito, em 1841 foi assignado um tratado entre Méhémet-Ali e o Sultão, pelo qual este concedia a Méhémet e aos seos descendentes, segundo a ordem de primogenitura, o Egypto, sem que por isso, fosse elle superior aos outros vizires; e a troco d’esses favores, o Vice Rei pagaria um tributo, reconhecendo assim a suzerania do Sultão, sendo, além disto, as nomeações dos officiaes superiores do exercito feitas por escolha exclusiva do chefe turco.

Talvez que para legitimar a intervenção das potencias estrangeiras ou para resguardar os interesses da civilisação, foi prohibido Méhémet de continuar a fazer eunucos nos seos estados.

Méhémet-Ali doente e enfraquecido pela idade não des-