Página:Da França ao Japão (1879).djvu/62

Wikisource, a biblioteca livre

CAPITULO IV

 
Viagem pelo Mar Vermelho. — Chegada a Aden.— Sua população. — Os nadadores arabes. — Uma regata original. — A cidade arabe.— Um povo patriarchal. —As cysternas de Aden. — O fado de Aden. — Ponta de Galles. — A Ilha de Ceylão.— O Jardim das caneleiras.— O templo de Budha. — Os Portuguezes, os Hespanhoes e os Inglezes em Ceylão. — O budhismo da India. — A origem de Budha IV. — A chiromancia em Ceylão. — Entrevista com um astronomo indiano.
 


L ogo que o Ava sahio de Suez o calor tornou-se insupportavel, um vento apenas apreciável e soprando no mesmo sentido que o navio caminhava, longe de mitigar o ardor, trazia-nos mais calor das planuras dos desertos.

Exhaustos de força, quasi suffocados, passamos quatro dias de penas immerecidas; durante o dia, passavamos a agitar com um leque o ar que rodeava nossa face, e de noite, verdadeiramente prostrados, sentiamos algum allivio ao contacto da humidade que, em densa nevôa, se mostra durante certa épocha do anno sobre as aguas do mar Vermelho.

Não raras vezes, tem-se dado casos de morte a bordo dos navios, durante a passagem do mar Vermelho. São, em geral, as apoplexias fulminantes que determinão a morte,

4