Página:Da França ao Japão (1879).djvu/75

Wikisource, a biblioteca livre
58
DA FRANÇA AO JAPÃO

cinnamomum, cujas folhas são mui parecidas com as da larangeira, a flôr é branca, cheirosa, e quando se tira a epiderme ou a segunda casca da arvore, a canella toma a fórma de tubos; e é assim que se exporta este producto de Ceylão.

A arvore do pão ou de fructa de pão existe em quantidade em toda ilha, e este fructo substitue até certo ponto o pão dos europeus.

Em Ponta de Galles apenas vimos alguns elephantes, porém pequenos e ainda novos, comtudo, é em Ceylão que se encontrão os mais intelligentes e de grande docilidade.

Quando estes animaes vivem em bandos de centenas são inoffensivos aos viajantes, porém, o perigo é encontrar um só elephante vivendo isolado, seja porque se desgarrasse do bando, ou por causa de ser numero impar, quer macho ou femea; então, o animal torna-se furioso, ataca e mata caravanas inteiras, derruba casas, arranca as arvores e chega até a penetrar nas cidades.

O elephante docil desempenha em Ceylão as funcções de executor da alta justiça, aprende e comprehende, com a maior facilidade, qual o genero de supplicio que lhe é ordenado executar.

Assim, se os condemnados devem ser torturados e executados, elles arrancão-lhes os braços, com a tromba, lanção-os ao ar e os recebem sobre suas presas onde morrem.

Do jardim de Ceylão, dirigimo-nos ao templo de Budha, situado a alguns kilometros da cidade sobre um outeiro que domina os arredores.

Ahi chegados, foi necessario que o nosso guia nos abandonasse por alguns intantes, para ir em busca do veneravel sacerdote de serviço, o qual, foi encontrado em uma casa de quitanda, especie de taverna, onde se vende bebidas espirituosas, fructas, e outros artigos com que os naturaes fazem sua cozinha.

É grotesca a capa côr de tijollos com que os sacerdotes de Budha se distinguem das outras classes da população. Reunindo ao mesmo tempo ao seu aspecto respeitavel, a gesticulação a mais