Página:Da França ao Japão (1879).djvu/76

Wikisource, a biblioteca livre
DA FRANÇA AO JAPÃO
59

comica, elles, approximando-se do templo, dirigem-se aos seus deoses mimicamente, pronunciando uma invocação em lingua indigena, ora sob tom de censura, ora sob o de humilde supplica.

O interior do templo é de um esplendor inteiramente pagão; ahi, vê-se sobre um altar a estatua de Budha, de enormes proporções, e apresentando o deos sentado sobre as pernas.

O dedo minimo das mãos de Budha é maior do que as coixas de um homem, e a sua cabeça terá mais ou menos sessenta centimetros de diametro. Sobre telas, pregadas ás paredes, notão-se tres deoses, aos quaes chamão Wichnou, Samen e Nata; o primeiro pintado em azul, o segundo em amarello e o ultimo em branco. Uma grande quantidade de flores ornavão o altar de Budha, e emquanto o padre invocava o deos, os indigenas que se achavão presentes, deitavão novas flores sobre o altar.

Os padres são, na maior parte, cingulezes, raça menos escura que a dos bedahs, menos selvagem que esta e vivendo em sociedade.

Os cingulezes são, geralmente de alta estatura, bem conformados e musculosos; e se conhece pela forma do rosto, que a raça malaia nelles predomina.

A população de Ceylão divide-se, como todos os povos da India, em varias castas ou classes. Nas castas superiores estão comprehendidos os reis, os homens de guerra e os padres; a classe mediana comprehende os mercadores, e, finalmente, a ultima casta, compõe-se dos homens de trabalho: os criados, os operarios, etc.; aos quaes é prohibido trazerem certas vestes e occuparem em seu serviço um seu igual.

As pessoas das classes superiores vestem-se mais ou menos do mesmo modo que os europeos, sempre trazem um chapéu de sol e muitas vezes um criado, que as acompanhão é encarregado deste trabalho.

Os negociantes da Ponta de Galles são intelligentes e muito interesseiros; muitos, occupão-se em negociar com os estrangeiros uma multidão de pedras preciosas como sejão: os rubis, saphiras,