Página:Da França ao Japão (1879).djvu/86

Wikisource, a biblioteca livre
DA FRANÇA AO JAPÃO
65

Em 1634, o Radja Singha querendo vingar uma afronta que lhe fôra feita por Simão Corrêa, chefe dos portuguezes, ligou-se aos hollandezes e sitiou Colombo, cuja tomada determinou a expulsão de todos os soldados e colonos portuguezes de Ceylão.

Entretanto, a alliança com os hollandezes não foi duradoura, e depois de cem annos de lutas continuas, estes comprehenderão a impossibilidade de occuparem o interior da ilha e limitarão-se a conservar as feitorias do littoral.

Foi então, em 1782 que aportou na bahia de Trincomalay uma esquadra ingleza commandada pelo almirante Munröe que desembarcou alguma tropa com o fim de conquistar Colombo e Negoumbo, porém, só em 1786, pôde o general Hewart entrar nesta ultima cidade por traição do commandante hollandez, que occultamente assignara capitulação sem consultar seus officiaes.

Progressivamente os inglezes estenderão seu dominio até que, em 1804, levarão a guerra aos reis de Kandy; em que varias vezes a sorte foi adversa aos temerarios invasores, que, assim, em nome da civilisação, apoderarão-se da liberdade e da propriedade de um povo livre. Dizem que acima de todas as considerações que levarão os inglezes à Ceylão, elles nutrião o desejo de se apoderarem dos immensos thesouros dos reis de Kandy; o que afinal levarão a effeito, em 1815, tendo por essa occasião, o general Brownigg tomado posse da ilha de Ceylão em nome do rei d’Inglaterra.

Como nas outras possessões inglezas da India, o systema colonial adoptado é o mesmo; a humilhação da moral, o aniquillamento de uma nacionalidade, a corrupção dos costumes; — taes são os commodos meios de que se servem os actuaes dominadores para conservarem suas possessões; comtudo, foi difficil fazer desapparecer, ao principio, todo o patriotismo de milhões de homens; por varias vezes elles tentarão sacudir o jugo, mas, diante das bayonetas e das metralhas, o direito e a justiça ainda são, infelizmente, sacrificadas no seculo XIX.

Os portuguezes em outras épochas serviam-se de seus mis-