Página:Da França ao Japão (1879).djvu/89

Wikisource, a biblioteca livre
68
DA FRANÇA AO JAPÃO

dominarão na Asia, hostilisarão-se para possuírem a chave do estreito de Malaca.

Os desmantelados fortes e os vastos armazens em ruina, que ahi se vêm, nos mostrão que o commercio de Malaca foi importante e que sua importância, como praça forte, considerável. Hoje, ainda que sem a primitiva importancia, a cidade de Malaca, sob a dominação do seu novo senhor, é um dos emporios do commercio asiatico, porem, a sua vizinhança de Poulo-Penang e de Cincapura, tira-lhe toda importância e prejudica consideravelmente seu commercio.

Comtudo, o que mais difficulta suas transacções commerciaes com certas povoações do estreito e outras do continente, é a pouca segurança que offerece a navegação destes mares sempre infestados pelos piratas malayos e chins.

Ha alguns annos apenas, que a pirataria era a occupação preferida pelos malayos e chins, e muitas vezes navios do alto bordo forão atacados e tomados em abordagem pelos piratas malayos que, em numero de mais de mil, investião em suas piriches contra qualquer navio do commercio navegando á vela.

Em 1802, uma fragata ingleza balanceava-se em calmaria nas aguas do estreito do Malaca quando seu commandante vio um grande numero de piriches e outras pequenas embarcações de todos os lados se dirigirem ao navio, e progressivamente estreitarem o cerco para o abordar. Comprehendendo que os piratas julgavão o navio, sob seu commando, empregado no commercio, o commandante conservou as bordas falsas que occultavão a artilharia, em quanto se carregavão os canhões; ordenando somente arreial-as para desmascarar as peças e dar passagem á metralha, quando os malayos se achavão a tiro, querendo assim, enganar aos piratas pela apparencia socegada do navio e animal-os a approximarem-se.

De feito, já algumas piriches acostavão á fragata, quando as duas bandas de artilharia vomitarão metralha, mettendo a pique mais de sessenta embarcações escapando apenas algumas poderão alcançar as costas da ilha de Sumatra.