Página:Da França ao Japão (1879).djvu/95

Wikisource, a biblioteca livre
DA FRANÇA AO JAPÃO
72

paiz, nos impressionou bastante, vendo nellas retratado o traficante de carne humana, e perfeito compromettedor de nossos interesses, sem que seja necessario juntar outro encargo ao que lhe foi individamente confiado.

Comtudo, o nosso consul de Cincapura é importante negociante no lugar; e, como o mais antigo dos consules, os seus collegas estrangeiros lhe reservão o lugar de honra nas festas officiaes. Não sabemos como tal honra é correspondida, porém não é dubio que a etiqueta malaia é estrictamente observada.

Fomos recebido com natural agrado pelo Sr. consul, e durante a conversação que tivemos com o represente dos nossos interesses na cidade mais importante do commercio asiatico, nenhum outro incidente se deu que nos fizesse sahir da indifferença pela sua pessoa, a não ser o protesto que lhe fizemos contra a immoralidade do seu projecto de emigração chineza, que consistia mais ou menos em por força, astucia e falsas promessas, embarcar-se os chins em navios que empregassem-se neste novo trafico de importação de carne humana.

Infelizmente, parece que esta desastrada idéa, encontra apoio e decidida protecção por parte de alguns negociantes da capital do Imperio, os quaes, segundo o estulto consul de Cincapura, esperão obter apoio e protecção do governo imperial. Sem attendermos a nenhuma conveniencia, que neste caso seria fatal aos nossos interesses, denunciamos valorosamente estes factos que podem ser averiguados por quem competir; e, assim fazendo, temos a consciencia de que cumprimos um dever de patriotismo, ainda que por isso incorramos no desagrado e desaggravo de quem se julgar offendido.

Se para appropriarmos os braços estrangeiros á satisfação das necessidades da patria, fosse necessario depravar o minimo sentimento do nosso coração, preferiamos vel-a lutando com a miseria, de que nós, pelos nossos erros e nenhum patriotismo, somos os unicos culpados; e conservar illeso para melhores tempos, o estro racional e moral da nossa sociedade.