Página:Da França ao Japão (1879).djvu/98

Wikisource, a biblioteca livre
DA FRANÇA AO JAPÃO
75

Ahi se encontrão charutarias, padarias, açougues, cafés, etc.

Entre os mais modernos edificios sobresahe, pela importancia da sua architectura e custosos trabalhos de ornamento, o palacio que serve de residencia ao governador, e a cathedral que ainda se achava em construcção. Mui bellos e vistosos chalets e casas de campo se encontrão distribuidos com certo criterio pelos arredores da cidade, e cada uma destas edificações é rodeada por bem ornados jardins ou chacaras.

Tudo que ahi vimos lembra o espirito social do povo francez, sabendo com gosto reunir o util ao agradavel, sem comtudo contrahir onerosos compromissos, ou sacrificar sem utilidade correspondente, grandes sommas de dinheiro.

Em Saïgon, os francezes souberão reunir todas as insignificancias que pouco custão, mas que, entretanto, tornão uma cidade commoda para viver-se.

Em breve tempo, Saigon será um dos emporios importantes do commercio asiatico, e as condições, para que se realise nossas previsões, não pódem ser desconhecidas por qualquer pessoa que tenha visitado a possessão francesa.

A cultura do café tem provado bem, e na épocha da nossa chegada a esta região soubemos que, por instrucção do governo francez, o governador tratava de animar esta cultura, já mandando distribuir sementes como fazendo certas concessões e vantagens aos agricultores d'este estimado producto, que faz a riqueza do nosso paiz.

Em Saïgon, tivemos a honra e o prazer de conversar com o almirante Krantz, então governador desta colonia, e por cujos esforços a lavoura tem-se desenvolvido de um modo extraordinario em quasi todo o territorio da concessão.

Sua Excellencia honrou a commissão com uma interessante soirée no seu palacio, durante a qual o espirito francez sustentou com distincção a fama de que goza em todos os paizes.

A festa foi completa, concorrida por grande numero de officiaes, algumas senhoras francezas e outras crioulas, isto é, filhas de francezes mas naturaes de Cochinchina.