Página:Descripção topografica, e historica da Cidade do Porto.djvu/56

Wikisource, a biblioteca livre
4
DESCRIPÇAÕ DA CIDADE

que foi a deſgraçada origem da total deſtruiçaõ de Troya, deſterrando-ſe da ſua Patria, paſſára do Mediterranea ao Occeano, até á altura em que eſtá a Cidade do Porto, que elle edificára, cercando-a de elevados Muros, e ornando-a com todos os edificios neceſſarios a formarem a ſua grandeza. Os coſtumes, e ritos de Lacedemonia praticados pelos Portuguezes da Provincia do Minho, ainda até o tempo de Strabo, ſaõ os maiores fundamentos em que que ſe firmaõ os AA. deſta opiniaõ. ([1])

Aos Gallos Celtas a atribuem aquelles, que aſſeveraõ paſſarem elles do Alemtejo para [2] a Eſtremadura em companhia dos Turdetanos, e que depois de conquiſtarem as Provincias da Beira, e Minho, erigíraõ para ſegurança, e preſidio das ſuas Tropas o Caſtello de Cale: daqui dizem, ſe mudáraõ para a parte ſeptentrional do Rio Douro; aonde deraõ principio á Cidade do Porto com o nome de Portucale. ([3])

Dous AA. ambos Portuguezes, ambos eruditos, e muito verſados nos Faſtos Luzitanos, movidos, [4] de que no Caſtello de Gaya ſe acháraõ algumas Inſcripçoens lapidares, que faziaõ mençaõ de Julio Cezar, e de que tambem na Cathedral deſta Cidade eſtavaõ humas letras gravadas em pedra, que diziaõ Julius, attribuem a fundaçaõ daquelle Caſtello, e da Cidade a

eſte

  1. Joaõ Salg. de Arauj. Mart. Port. certam. 1. Art. 8. Ant. de Souz. de Maced. Proem Luzit. §. 1.
  2. VI. Quinta Opin.
  3. Floria. do Camp. liv. 3. cap. 37. Garib. comp. hiſt. liv. 5. cap. 10.
  4. VI. Sexta Opin.